Executivo sanciona Projeto de Lei do vereador Marcos de Clóvis, que autoriza o Município a realizar uma Feira de Saúde para o combate ao câncer em novembro de cada ano
Na última semana, o Executivo sancionou o Projeto 040/2025 do vereador Marcos de Clóvis (PT), que autoriza o Município a realizar uma Feira de Saúde para o combate ao câncer em novembro de cada ano. A medida passa a vigorar com a Lei 744/2025.
Lei 744/2025
- Fica instituída a Feira de Saúde contra o Câncer, que ocorrerá anualmente no mês de novembro, com o objetivo de promover a prevenção, diagnóstico precoce e encaminhamentos para o tratamento de câncer
- A Feira terá a duração de uma semana e contará com a participação de especialistas da área, incluindo pelo menos quatro profissionais, com especializações nas seguintes áreas: I-Oncologia; II-Dermatologia; III-Mastologia; IV- Ginecologia/Oncologia.
- A Feira terá como atividades principais: I-O diagnóstico precoce de câncer por meio de exames gratuitos; II- Realização de biópsias, quando necessário, para diagnóstico mais preciso; III- Encaminhamento para Unidades de Saúde Especializadas, com prioridade para casos suspeitos de câncer; IV- Palestras educativas sobre prevenção e cuidados relacionados ao câncer; V- Ações de sensibilização para a importância do autoexame e da detecção precoce.
- Há previsão para a realização de parcerias e convênios por parte da Secretaria Municipal de Saúde com o Governo Estadual, Sistema Único de Saúde (SUS), Universidades e ONGs especializadas.
Visão do autor
Para o vereador Marcos de Clóvis, a realização de uma Feira de Saúde para o combate ao câncer será uma ação importante de prevenção e conscientização da população sobre os cuidados necessários, considerando que, o diagnóstico precoce pode salvar vidas, aumentando as chances de tratamento eficaz e cura. Além disso, a parceria com o Governo Estadual e o SUS garante a viabilidade e o alcance desta importante iniciativa.
Acesse o SAPL e acompanhe as ações do Legislativo municipal.