Executivo sanciona Projeto de Lei do vereador Jonas Amorim para denominar o CAPS como ''Centro de Atenção Psicossocial Neusa Oliveira dos Santos''

por Lucas Santos Bispo publicado 30/09/2025 11h33, última modificação 30/09/2025 11h33

Na última semana, o Executivo sancionou o Projeto 083/2025 do vereador Jonas Amorim (Republicanos) para denominar o CAPS como ''Centro de Atenção Psicossocial Neusa Oliveira dos Santos''.  A medida passa a vigorar com a Lei 742/2025. Saiba mais.

Lei 742/2025
Fica denominado ''Centro de Atenção Psicossocial Neusa Oliveira dos Santos'', o CAPS, localizado na Rua José Raimundo dos Santos, Maracás-BA.
A denominação atribuída será utilizada em todos os documentos oficiais, placas indicativas, publicações e demais formas de identificação do referido órgão.

Sobre a Homenageada
Neusa Oliveira dos Santos, nasceu em 22 de abril de 1959, no município de Itiruçu-BA, e viveu por muitos anos em Maracás sendo usuária assídua do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS. Durante o período em que foi assistida pelo órgão, construiu laços de amizade e respeito com os profissionais e demais usuários, tornando-se uma figura conhecida e estimada na comunidade terapêutica e no município. Faleceu em 26 de dezembro de 2016, deixando saudade entre familiares, amigos e todos que conviveram com ela no serviço.

Visão do autor
Para o vereador, a medida é uma justa homenagem á Neusa Oliveira Dos Santos - uma das primeiras pessoas a serem assistidas pelo CAPS -, além de uma forma de valorização da dignidade de cada pessoa em sofrimento psíquico, reconhecendo que todas histórias de vida merecem respeito, lembrança e afeto.

Acesse o SAPL e acompanhe as ações do Legislativo municipal.