Executivo sanciona Projeto de Lei do vereador Edvaldo Santana - Pequeno, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Educação Ambiental em Maracás

por Lucas Santos Bispo publicado 19/01/2026 08h38, última modificação 19/01/2026 08h38

Na última quinta (15), o Executivo sancionou o Projeto de Lei 093/2025 do vereador Edvaldo Santana - Pequeno (MDB), que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Educação Ambiental em Maracás. A medida passa a valer com a Lei 780/2026.

      Saiba mais sobre a Lei 780/2026

  • A medida visa promover a segregação dos resíduos sólidos na fonte, incentivar a reciclagem, reduzir a geração de resíduos e melhorar a qualidade ambiental no município.
  • São objetivos: Promover a educação ambiental contínua, com campanhas, oficinas e ações educativas; Estimular a participação geral em ações de coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos; Estabelecer parcerias com cooperativas de catadores para a coleta, triagem e comercialização dos materiais recicláveis; Reduzir o volume de resíduos enviados a aterros sanitários.

    Visão do autor
    Para o vereador Edvaldo Santana, a medida contribuirá para implantação de um sistema estruturado de coleta seletiva em Maracás, em alinhamento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei no 12.305/2010), que atribui aos municípios a responsabilidade pela gestão adequada dos resíduos sólidos, e à legislação estadual que incentiva a sustentabilidade ambiental e a inclusão social.

    Acesse o SAPL e acompanhe as ações do Legislativo municipal.