Executivo municipal sanciona Projeto do vereador Alex Gomes (PDT), para declarar a estátua do indígena na Praça Rui Barbosa como Patrimônio Imaterial Cultural de Maracás
Na última semana, o Executivo municipal sancionou o Projeto 079/2025 do vereador Alex Gomes (PDT), para declarar a estátua do indígena localizada na Praça Rui Barbosa, como Patrimônio Imaterial Cultural de Maracás. A medida passa a vigorar com a Lei 727/2025.
Para o autor da Lei, a obra confeccionada pelo artista João Bunge, é um monumento emblemático, que ao longo dos anos se consolidou como uma das principais referências visuais, culturais e afetivas da cidade de Maracás, sendo ponto de encontro, símbolo de identidade coletiva e atrativo para visitantes, que reconhecem na imagem do indígena um traço marcante da nossa história e da ancestralidade brasileira.
Ao ser declarada patrimônio imaterial e cultural, a estátua não apenas recebe o devido reconhecimento oficial, como também passa a contar com respaldo legal para fins de preservação simbólica, valorização histórica e proteção contra descaracterizações futuras.
Acesse o SAPL e acompanhe as ações do Legislativo maracaense.