Câmara aprova Projeto de Lei do vereador Eduardo Damasceno - Dinha para instituir o Dia Municipal das Artes Marciais em Maracás

por Lucas Santos Bispo publicado 15/12/2025 09h27, última modificação 15/12/2025 09h27

A Câmara aprovou o Projeto de Lei 162/2025 do vereador Eduardo Damasceno - Dinha (PDT) para instituir o Dia Municipal das Artes Marciais em Maracás. A proposta foi encaminhada para sanção do Executivo.

Projeto de Lei 162/2025

  • O Dia Municipal das Artes Marciais tem por objetivo: I-Reconhecer e valorizar as diversas modalidades de artes marciais praticadas no município, como Karatê, Boxe, Capoeira, Judô e Jiu-Jitsu; II-Incentivar a prática esportiva como instrumento de educação, inclusão social e promoção da saúde; III-Divulgar e apoiar os projetos sociais e comunitários ligados às artes marciais, existentes ou que venham a existir em Maracás; IV-Homenagear mestres, professores e atletas que contribuem para o desenvolvimento esportivo e social da cidade.
  •  As comemorações poderão incluir: Demonstrações públicas, torneios, palestras e oficinas educativas; Exposições e apresentações culturais relacionadas às artes marciais; Campanhas de valorização do esporte e da disciplina nas escolas e comunidade; Seminários e palestras sobre a história e filosofia das artes marciais; Incentivo à prática da atividade física. 


Visão do autor
Para o vereador Eduardo Damasceno - Dinha, as artes marciais desempenham papel essencial na construção de valores como respeito, disciplina, autocontrole e solidariedade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento físico e emocional dos praticantes.
Deste modo, instituir oficialmente esta data é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de mestres, professores e instituições que dedicam suas vidas ao ensino e à difusão das artes marciais. 

Acesse o SAPL e acompanhe as ações do Legislativo maracaense.