Aprovado na Câmara, Projeto do vereador Marcos de Clóvis, que autoriza a criação do Museu Nascente do Rio Jiquiriçá em Maracás, vai para sanção do Executivo
Aprovado na Câmara, o Projeto 027/2025 do vereador Marcos de Clóvis (PT), que autoriza a criação do Museu Nascente do Rio Jiquiriçá em Maracás, será encaminhado para sanção do Executivo. Saiba mais sobre a proposição.
- O Museu da Nascente do Rio Jiquiriçá em Maracás terá como finalidade de preservar, resgatar e divulgar a história, a cultura e o patrimônio ambiental da cidade.
- Caberá ao Poder Executivo estimular o desenvolvimento das ciências, artes, letras e da cultura em geral; realizar a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta; proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos, em articulação com os Governos Federal e Estadual; o desenvolvimento de programas específicos destinados a incentivar o turismo no município.
- Dentre outros pontos, o Projeto traz o Conselho Gestor, sua composição e competências, a estrutura básica do Museu.
Para o autor, o Museu será um espaço dedicado à conservação da memória histórica, cultural e ambiental de Maracás. O local também terá como foco a preservação e valorização da história indígena e negra do município, trazendo registros e arcabouços sobre os povos indígenas que habitaram a região e sobre a comunidade negra, especialmente aqueles que viveram no bairro do Cuscuz.
O fomento ao turismo sustentável e a geração de oportunidades para a economia local também são fatores positivos apontados pelo vereador.
Acesse o SAPL e acompanhe as ações do Legislativo municipal.